Ser produtivo enquanto estuda para a residência em bucomaxilofacial pode ser um grande desafio. A quantidade de informações que precisam ser absorvidas, combinadas com a pressão de alcançar o sucesso nesta área competitiva, pode levar à sensação de sobrecarga. No entanto, com as estratégias adequadas, é possível se tornar um estudante mais produtivo e alcançar seus objetivos de carreira. Aqui estão cinco dicas com exemplos para ajudá-lo a aumentar sua produtividade enquanto estuda para a residência em bucomaxilofacial.
1 – Faça um planejamento diário dos seus estudos de bucomaxilofacial
Um planejamento diário pode ajudá-lo a manter o foco e a alcançar suas metas de estudo tornando seu estudo mais produtivo para bucomaxilofacial. A melhor forma de planejar é utilizando um caderno, agenda ou aplicativo de produtividade. Escreva suas metas de estudo para o dia e divida o tempo que você tem disponível em blocos de tempo gerenciáveis. Certifique-se de que você está dando a si mesmo tempo suficiente para descansar e se recuperar. Um exemplo de planejamento diário pode ser:
Bloco de tempo 1: Revisar aulas de anatomia (1 horas)
Bloco de tempo 2: Descanso (10 minutos)
Bloco de tempo 3: Fazer questões da faixa branca (1 hora)
Bloco de tempo 4: Descanso (10 minutos)
Bloco de tempo 5: Analisar erro das questões utilizando o caderninho de cagadas (1 hora)
Bloco de tempo 6: Descanso (30 minutos)
*A Faixa Branca comprende 3 matérias: Anatomia, anestesiologia e farmacologia.
2 – Utilize técnicas de memorização para te deixar mais produtivo
Como estudante de bucomaxilofacial, você precisa memorizar uma grande quantidade de informações. No entanto, nem todas as técnicas de memorização são iguais. Algumas técnicas podem ser mais eficazes do que outras. Uma técnica que pode ajudá-lo a memorizar melhor é a repetição espaçada, utilizamos muito isso dentro do nosso método FDP (faixas de prova). Esta técnica envolve a revisão de informações em intervalos regulares, em vez de revisar tudo de uma vez. Outra técnica eficaz é a associação. Quando você associa informações a imagens ou histórias, fica mais fácil lembrar delas. Por aqui nós chamamos de CPD (casos de prova), ideia é que sempre que possível eu trago casos que já operei nas aulas para associar a matéria e as questões de prova, dessa forma fica muito mais simples lembrarmos, essa forma já tem comprovações cientificas na ajuda de memorização do conteúdo e vai deixar você mais produtivo nos estudos para bucomaxilofacial.
3 – Aprenda a unir sua rotina aos estudos com a bucomaxilofacial
Encontrar tempo para estudar pode ser um desafio para muitos estudantes de bucomaxilofacial, especialmente se você estiver trabalhando em um emprego em tempo integral ou lidando com outras responsabilidades como estágio ou até mesmo o tcc. Para aproveitar ao máximo seu tempo, encontre maneiras de estudar em situações cotidianas. Por exemplo, eu gastava em média 1 hora por dia só no ônibus então eu levava meus livros para estudar a bucomaxilofacial durante esse período, muitas vezes faltavam pacientes e nesse momento eu também usava para estudar Sempre que possível, tente agrupar tarefas semelhantes para economizar tempo. Por exemplo, centenas dos nossos alunos fazem isso: tem uma prova de anatomia na faculdade, aproveita para estudar anatomia mais afundo ainda pensando bucomaxilofacial, assim você vai bem na faculdade e já está estudando para prova da residência.
4 – Encontre outros colegas com mesmo sonho pela bucomaxilofacial
Um grupo de estudo pode ajudá-lo a se manter motivado e a aprender mais rápido. Estudar em grupo pode ajudá-lo a compreender conceitos que você possa ter perdido durante a aula e também é uma boa oportunidade para compartilhar suas próprias ideias e estratégias de estudo. Além disso, estudar em grupo pode tornar o processo de estudo mais divertido e menos solitário. Considere formar um grupo de estudo com outros alunos de bucomaxilofacial, ou participe de um grupo de estudo online. No momento que escrevo esse artigo nossa comunidade já possui mais de 500 alunos trocando experiências sobre como tornar seus estudos para bucomaxilofacial mais produtivo.
5 – Cuide do seu bem-estar
A disciplina do esporte foi algo que me ajudou muito durante os estudos para bucomaxilofacial, me ensinando sobre ter constância nos meus estudos, além de aliviar o stress do dia a dia. Nem que seja 20 minutos por dia, mas faça.
O sono também foi especialmente importante, pois a falta de sono pode afetar negativamente a memória e a capacidade de concentração. Certifique-se de que está dormindo pelo menos 7 horas por noite. Além disso, pratique meditação ou outras técnicas de relaxamento para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Se você quiser acompanhar o meu dia a dia como cirurgião bucomaxilofacial, recomendo seguir meu perfil no Instagram @dr.joaopedrosilveira. Lá eu comento mais sobre cirurgias do meu dia a dia, questões de provas da residência, produtividade e muito mais. Caso tenha dúvidas não deixe de me mandar uma mensagem, sempre que sobra um tempinho tento responder a todos.
Sei que você com certeza tornará seu estudo para a bucomaxilofacial muito mais produtivo.
Start the discussion